lunes, 7 de septiembre de 2015

Soneto do amigo - Vinicius de Moraes

Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado 
Com olhos que contêm o olhar antigo 
Sempre comigo um pouco atribulado 
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano 
Sabendo se mover e comover 
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...


Retrato - Cecília Meireles

Boa Tarde Pessoal !
Cecília Meireles foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.
Sendo assim Lista de Desejos apresenta uma pequena dramatização do poema "Retrato" desta ilustre mulher. 
O elenco da filmagem é composto pelos integrantes do próprio Blog ! Esperamos que gostem :)
Protagonista: Natacha Alexandre
Filmagem e Voz: Leonardo
Edição e Iluminação: Gabriela





miércoles, 2 de septiembre de 2015

Curiosidades sobre Jorge Amado !

Bom pessoal, como vocês devem ter observado, hoje durante o dia, foram postados obras do nosso querido e famoso escritor Jorge Amado! Obras essas que fazem parte de muitas gerações e que são, sem dúvidas, marcantes para algumas pessoas. 

Jorge Amado foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937.


Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Verdadeiros sucessos como Maridos, Tenda, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra foram criações suas. A obra literária de Jorge Amado – 49 livros, ao todo – também já foi tema de escolas de Samba por todo o País. Seus livros foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas, bem como em braile e em fitas gravadas para cegos.

7 Curiosidades sobre o renomado escritor:

1. Para escrever Tieta do Agreste, Jorge Amado passou um ano trancado em uma casa, em Londres.
2. Colecionava sapos e espalhava-os pela casa. Uma das atrações de suas visitas eram encontra-los nos aposentos.
3. Em seu exílio voluntário em Paris, Jorge Amado faz amizade com Jean-Paul Sartre, Picasso e outros escritores e artistas.
4. Aos 12 anos, fugiu do internato para percorrer o sertão baiano, viajou de Ilhéus até Itaporanga, em Sergipe, onde morava seu avô paterno.
5. Jorge Amado aprendeu a ler com a mãe que o alfabetizou com jornais.
6. O romance Jubiabá foi elogiado pelo escritor Albert Camus em artigo de 1939.
7. O livro Mar morto inspirou Dorival Caymmi a compor a música É doce morrer no mar.

martes, 1 de septiembre de 2015

Dona Flor e Seus Dois Maridos - Jorge Amado

Dona Flor e Seus Dois Maridos é um dos romances mais conhecidos do escritor brasileiro Jorge Amado , membro da Academia Brasileira de Letras, que o publicou em 1966. Esse romance levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão.
Alternando palavras e descrições extremamente realistas da vida boêmia da Salvador dos anos 40, com passagens mais amenas sobre comida e remédios, o livro é um extenso e nostálgico painel do cotidiano e do passado da vida baiana.

 * Minissérie: Dona Flor e Seus Dois Maridos é uma minissérie brasileira, produzida pela Rede Globo e exibida entre de 31 de março 1 de maio de 1998.De autoria de Dias Gomes, Ferreira Gullar e Marcílio Moraes, com direção de Mauro Mendonça Filho.
Nos papéis principais, imortalizados no cinema por Sônia Braga (Dona Flor), José Wilker (Vadinho) e Mauro Mendonça(Teodoro) estavam, respectivamente, Giulia GamEdson Celulari e Marco Nanini. A minissérie, assim como o filme, foi um grande sucesso.

  * Filme: Dona Flor e Seus Dois Maridos é um filme brasileiro de 1976, do gênero comédia, dirigido por Bruno Barreto. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, foi adaptado por Bruno Barreto, Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran. A direção de fotografia é de Murilo Salles.Foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando mais 10 milhões de espectadores aos cinemas , até ser ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite 2 . Foi refilmado nos Estados Unidos como Meu Adorável Fantasma, em 1982, e será refilmado no Brasil em 2014.





Gabriela - Jorge Amado

Gabriela, Cravo e Canela é um dos mais célebres romances do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1958. Representa um momento de mudança na produção literária do autor que até então abordava temas sociais, nesta segunda fase faz uma crônica de costumes, marcada por tipos populares, poderosos coronéis e mulheres sensuais. Devido ao grande desempenho nas vendas e nome Gabriela se tornou popular após o romance, sendo utilizado para denominar de bares e restaurantes a suco de cacau, além de empresas dos mais diversos ramos. Com o grande sucesso, a obra de Jorge amado foi adaptada para um maior público: * Televisão Gabriela, Cravo e Canela - telenovela produzida pela extinta TV Tupi em 1960, com adaptação de Zora Seljan, e Janete Vollu no papel principal, além de Paulo Autran como Mundinho Falcão. Gabriela - telenovela da Rede Globo de Televisão, 1975, com adaptação de Walter George Durst e com Sônia Braga no papel principal. Fez grande sucesso no Brasil e em Portugal. Gabriela - telenovela da Rede Globo de Televisão, 2012, com adaptação de Walcyr Carrasco e com Juliana Paes no papel principal. *Cinema Gabriela, cravo e canela, filme dirigido por Bruno Barreto, de 1983, com Sônia Braga no papel principal.