Dona Flor e Seus Dois Maridos é um dos romances mais conhecidos do escritor brasileiro Jorge Amado , membro da Academia Brasileira de Letras, que o publicou em 1966. Esse romance levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão.
Alternando palavras e descrições extremamente realistas da vida boêmia da Salvador dos anos 40, com passagens mais amenas sobre comida e remédios, o livro é um extenso e nostálgico painel do cotidiano e do passado da vida baiana.
* Minissérie: Dona Flor e Seus Dois Maridos é uma minissérie brasileira, produzida pela Rede Globo e exibida entre de 31 de março a 1 de maio de 1998.De autoria de Dias Gomes, Ferreira Gullar e Marcílio Moraes, com direção de Mauro Mendonça Filho.
Nos papéis principais, imortalizados no cinema por Sônia Braga (Dona Flor), José Wilker (Vadinho) e Mauro Mendonça(Teodoro) estavam, respectivamente, Giulia Gam, Edson Celulari e Marco Nanini. A minissérie, assim como o filme, foi um grande sucesso.
* Filme: Dona Flor e Seus Dois Maridos é um filme brasileiro de 1976, do gênero comédia, dirigido por Bruno Barreto. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, foi adaptado por Bruno Barreto, Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran. A direção de fotografia é de Murilo Salles.Foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando mais 10 milhões de espectadores aos cinemas , até ser ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite 2 . Foi refilmado nos Estados Unidos como Meu Adorável Fantasma, em 1982, e será refilmado no Brasil em 2014.
No hay comentarios:
Publicar un comentario