lunes, 14 de octubre de 2013

Livro-Harry Potter e o enigma do príncipe

Continuando esse é o 6° livro da saga o meu preferido é também se eu não me engano o mais longo,um livro que como os outros meche demais com quem lê só que ele consegue ser ainda mais emocionante até por que acontecem coisas que são muito inesperadas.

                             
Dumbledore  e Harry, em encontros praticamente secretos, dos quais apenas Hermione e Rony tomam conhecimento, mergulham em um objeto conhecido como penseira, no qual se pode entrar em contato com as lembranças ali depositadas. Através deste retorno ao passado de Voldemort, o diretor de Hogwarts busca, junto com seu pupilo, juntar as peças de um quebra-cabeças que pode representar uma esperança significativa na vitória contra o mal.
Eles discutem um complexo processo resgatado da sombra de um passado muito remoto por Voldemort, uma magiacapaz de mantê-lo eternamente vivo, embora em condições terrivelmente precárias. Um feitiço que nem os mais terríveis livros das trevas ousam mencionar. O bruxo descobre tudo sobre as horcruxes acariciando o ego de seu então Professor de Artes das Trevas, Horácio Slughorn.
Este estranho ardil das trevas permite que a alma de alguém seja dividida e guardada dentro de objetos escolhidos pelo candidato à imortalidade. Voldemort vai além, fraciona sua alma em muitas partes, o que dificultaria a destruição das horcruxes e o permitiria continuar vivo. Duas já foram destruídas – seu diário, em A Câmara Secreta; e o anel de seu avô, Servolo Gaunt.
Harry só consegue descobrir a verdade sobre esta magia sombria porque Dumbledore contratou novamente Horácio para lecionar em Hogwarts, porém desta vez em Poções, antiga disciplina de Severo Snape, o odiado professor de Harry, que agora finalmente realiza seu maior sonho – ocupar a cadeira de Professor de Artes das Trevas -, o que revolta profundamente Potter, que suspeita mais que nunca deste ambíguo bruxo.
Paralelamente, Harry digladia acirradamente com Draco Malfoy, seu eterno rival, o qual ele acredita estar escondendo um terrível segredo; e descobre um antigo livro de Poções que pertencia a um enigmático Príncipe Mestiço, que o transforma no melhor aluno desta matéria, mas ao mesmo tempo o intriga e provoca alguns sérios incidentes.
O Enigma do Príncipe parece indiretamente criticar a crescente desumanização do Homem, o processo que o faz, gradualmente, perder sua alma, em troca de poder, bens materiais e fama, uma espécie de mecanismo fáustico contemporâneo. Fausto é o eterno personagem de Goethe que vende sua alma ao diabo em troca de poder e fortuna.
Para contrabalançar as pesadas questões discutidas nesta obra, Rowling leva seus personagens a se depararem com dilemas afetivos complexos e simultaneamente cômicos. Entre poções do amor e desencontros amorosos, pares se formam e se desfazem, sofrem e se realizam. Harry assume finalmente estar apaixonado por Gina, irmã de Rony, a qual namora Dino Thomas.
Rony, por sua vez, deixa o orgulho e a vaidade dominarem seu coração e não admite estar apaixonado por Hermione, mergulhando assim nos braços de Lilá Brown. Hermione é invadida pelos ciúmes e a união do trio de amigos ameaça se desvanecer definitivamente.  Amores e tragédias se sucedem nesta trama arrebatadora.

No hay comentarios:

Publicar un comentario